Nossa História

"...E TUDO COMEÇOU COM ELES"

 

O Engenho Olho D'água teve sua origem, com o português Miguel Ribeiro Dantas, que vindo de Lisboa, fixou-se na Vila de São José do Rio Grande, no ano de 1773, tendo constituído família com a sua esposa Antônio Xavier de Barros e dessa união, tiveram sete filhos: Ana Maria Dantas, Antônia Xavier de Barros, Tenente Estevão José Ribeiro Dantas, Maria, Joana Maria Dantas, Josefa e Francisca. Aqui se fixando, requereu "sesmarias" (Glebas de terras) à Capitania de Pernambuco, dizendo-se ser brasileiro de origem, e residente na Vila de São José do Rio grande, hoje São José de Mipibu.

 

"...A SAGA DOS RIBEIROS DANTAS"

 

O nome OLHO D'ÁGUA surgiu em virtude de terem sido encontradas inúmeras nascentes de água, nas terras pertencentes à Família Ribeiro Dantas, no município de São José do Mipibu; com o surgimento da Fazenda, e posteriormente do Engenho, o nome permaneceu definitivamente nos empreendimentos da família. Tendo o Engenho Olho D'água vivido o seu apogeu no século passado, com a plantação da cana de açúcar e a produção da sua famosa cachaça, encontrou na burocracia, nos altos impostos, e na decadência da bebida no Brasil, os motivos que fizeram com que as máquinas parassem de produzir. mas a tradição familiar, e o amor pela atividade herdada dos seus ancestrais, bem como as novas possibilidades de mercado, fizeram ressurgir "o gigante adormecido" da história do estado do Rio Grande do Norte.

 

 

"...DE MIPIBU PARA O MUNDO"

 

Com o progresso do Engenho, surge a "AGUARDENTE OLHO D'ÁGUA" com o seu primeiro RÓTULO, em 1921; em 1941, com início da Segunda Guerra Mundial, para que a cachaça fosse exportada para outros países, era necessário um rótulo suplementar no idioma inglês; para esse fim, a análise para atestar a qualidade e a lisura do produto, foi feita pelo Dr. Raimundo J.O. Muniz de Araújo, Diretor do Departamento de Alimentação da Prefeitura do Distrito Federal, ou seja, pelo Secretário Geral de Saúde e Assistência. Com o sucesso que a Aguardente Olho D'água fazia dentro, e fora do país, em 1966 foi criada a "Agroindustrial Berckmans" que passou a fabricar uma segunda cachaça com o nome de "CANINHA EXTRA". Ambas as cachaças, superaram as expectativas de sucesso.

 

Em 2015, foi lançada para o mundo, a "CACHAÇA BERCKMANS", em homenagem ao patriarca da família, JOÃO BERCKMANS DE SALES DANTAS, por ter sido o mentor de tudo, inclusive, criador da famosa aguardente, mundialmente conhecida hoje. Posteriormente em 2019, foi lançada no mercado, a "CACHAÇA MIPIBU", cujo nome, é uma alusão a origem do município de São José do Mipibu, em face da existência em suas terras, do rio Mipibu, palavra de origem Tupi, que significa... "surgir subitamente".

Sobre a loja

Desde 1921 produzindo um destilado único, derivado das plantações mipibuenses de cana-de-açúcar. Um verdadeiro segredo de gerações.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

AGRO INDUSTRIAL BERCKMANS LTDA - CNPJ: 08.540.031/0001-47 © Todos os direitos reservados. 2022